-
Arquitetos: Orange Architects
- Área: 70 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Sebastian van Damme
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na bela ilha holandesa de Texel, esta casa é diferente de qualquer outra. Em vez de dividir a residência em diferentes espaços por paredes, Orange Architects decidiu dividi-los de acordo com o uso específico a qualquer momento. Fugir da rotina está literalmente embutido na construção.
A casa de temporada apresenta uma abordagem diferente do espaço. De dia, durante um feriado, as pessoas tendem a passar mais tempo juntas e há menos necessidade de espaços privados. Com isso em mente, a Orange Architects, empresa com sede em Rotterdam, otimizou a casa maximizando todos os espaços internos, permitindo que a maioria deles acomodasse duas funções. De dia, a casa se transforma em um espaço aberto e fluido.
Os espaços se estendem ainda mais, através de grandes janelas e portas, para as áreas externas. À noite, os painéis de madeira do corredor podem ser fechados, rotacionando 90 graus, e o espaço contínuo se divide em ambientes separados. A cama se transforma em um quarto de tamanho normal, enquanto o chuveiro e a pia escondidos se transformam em um banheiro privativo. Ao permitir a transformação do interior, o espaço é otimizado, se mantendo compacto e eficiente, evitando divisões inutilizadas durante o dia.
A Casa de Férias evoca uma sensação muito espaçosa em um volume relativamente compacto. Claraboias no quarto, biblioteca e sótão; caixilhos das janelas com até cinco metros de altura para o jardim; painéis interiores de bétula cor clara e elementos móveis aumentam a sensação rudimentar de espaços bem proporcionados, iluminação poética e materialização essencial. O projeto foi elaborado com múltiplas soluções sustentáveis: painéis solares quase invisíveis na cobertura, ventilação natural, estrutura de madeira e piso de concreto que atua como massa térmica, cobertura altamente isolada, fachadas e janelas. E é totalmente elétrico, para cozinhar, aquecer água e calefação, não são necessários combustíveis fósseis.
O clima definitivamente não vai destruir as férias, já que a casa pode ser desfrutada em diferentes condições climáticas. Os brises no terraço podem ser ajustados se estiver ventando, a varanda pode ser aproveitada quando está muito sol, mas as gotas de chuva batendo nas luzes do telhado dão um verdadeiro show e, em uma noite clara, as estrelas fazem o mesmo.
O empreiteiro, cuja empresa está localizada no continente, pré-fabricou as paredes e o telhado em sua oficina. Por causa de sua forma irregular, a estrutura foi totalmente montada pela primeira vez na oficina. Depois de montada e concluída, a estrutura foi desmontada e transportada para a ilha, onde foi remontada no local em um curto espaço de tempo. Em seguida, começou o acabamento bem distinto do interior, dentro da casca protetora da estrutura pré-fabricada.
A apenas dez minutos a pé do Mar do Norte, esta casa oferece uma estadia aconchegante, mas distinta. O interior sólido, porém escultural, coberto pela concha de madeira preta, cria um forte contraste entre o interior quente e o exterior arrojado.